Lapa: Produtores do Distrito Irrigado podem ter contas de energia flexibilizada

Governador em exercício inaugura Ponto Cidadão em Bom Jesus da Lapa

Representantes do agronegócio baiano se reúnem com deputado, secretário e governador

Bom Jesus da Lapa ganha reforço policial para combater o crime

Escola Municipal do Sítio, na zona rural de Bom Jesus da Lapa, ganha sede própria

escola

Um antigo sonho dos moradores da comunidade Janoca, zona rural de Bom Jesus da Lapa, foi concretizado nesta quarta-feira (23): os alunos matriculados na Escola Municipal do Sítio agora têm um local apropriado para estudar. O prefeito Eures Ribeiro inaugurou a sede da instituição de ensino que funcionava em uma casa emprestada pela associação dos moradores.

Com oito salas de aula, uma ampla cozinha, biblioteca e guarita para segurança, a nova sede vai dar mais conforto e comodidade aos cerca de 150 estudantes desde o ensino infantil até o ensino médio.

“Esperamos por isso há mais de 30 anos. Muitos passaram por aqui e só prometia, até que chegou o pagador de promessa”, disse o morador da comunidade, João Neto, cujo discurso foi reforçado pela diretora da escola, Maronita Pedra: “Costumo dizer que era a escola dos três porquinhos, pois começou funcionando em uma casa de palhas. Hoje temos uma estrutura digna”, completou.

Codevasf comemora Dia Mundial da Água com a recuperação de estoques pesqueiros

15648394454_4e0acd5f16_b
Ações que contribuem para a melhoria da qualidade da água de rios, lagoas e grandes reservatórios hídricos da bacia do São Francisco e geram renda para produtores familiares são os destaques da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) neste 22 de março, Dia Mundial da Água. O tema deste ano, definido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar a data, é “Água e Empregos: Investir em água é investir em empregos”.
Uma das ações realizadas nos sete Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura que a Companhia possui em sua área de atuação é a produção de alevinos voltados para recomposição da ictiofauna (população de peixes) de rios, lagoas e grandes reservatórios hídricos, como também para inclusão produtiva de pequenos produtores.
“Desde os anos 70, a Codevasf produz alevinos de forma pioneira nesses Centros Integrados. O objetivo é restabelecer a biodiversidade de peixes na bacia para manter os estoques pesqueiros, contribuindo para sobrevivência de pescadores ribeirinhos. Além disso, temos o compromisso de manter as espécies nativas do São Francisco, investindo em novas tecnologias, principalmente no que se refere ao ciclo biológico dessas espécies. Em alguns trechos, muitas espécies, como pirá, matrinxã, surubim e pacamã estão em extinção. Estamos empenhados num verdadeiro mutirão para que essas espécies voltem a aparecer”, ressalta o diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Companhia, Eduardo Motta.

Produtores lapenses recebem sementes para o plantio da safra 2016/2017

sementes_

Pequenos agricultores de Bom Jesus da Lapa foram beneficiados com a distribuição de sementes, para iniciarem o plantio dos cultivares. Ao todo, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e o Estado, através da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) – órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural, que substituiu a extinta EBDA –, distribuíram 13 toneladas de grãos, sendo sete de feijão e seis de milho.

sementesA iniciativa tem por objetivo fortalecer a agricultura familiar na região, atividade que tem levado comida à mesa da população e garantido o sustento das famílias que sobrevivem com a renda gerada pela comercialização dos produtos.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Marcos Haiala, todos os agricultores inscritos no programa garantia safra foram contemplados com a doação de sementes. “Esta ação é fruto de uma parceria entre as três esferas do governo: municipal, estadual e federal. A distribuição dos grãos foi feita entre os assentados, quilombolas e comunidades tradicionais”, pontuou.

Segurança Pública: Lapa ganha reforço policial

pm

O efetivo policial de Bom Jesus da Lapa foi reforçado com a chegada de 25 militares, que desembarcaram, nesta terça-feira (15), para se juntar ao policiamento já existente, a fim de combater a criminalidade na cidade. O reforço policial foi enviado pelo governo do Estado, em atendimento à solicitação do prefeito Eures Ribeiro, que se reuniu com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, no último dia 29 de fevereiro, em Salvador.

“Preocupado com o aumento da violência em nosso município, eu procurei pessoalmente o secretário Maurício Barbosa, que prontamente se comprometeu em nos ajudar, como já tem feito em outras ações que competem à sua pasta, a exemplo do Complexo Policial que inauguramos recentemente. Eu só não esperava que fosse tão rápido assim, enviando uma tropa 15 dias após o nosso encontro. Isso me deixa muito feliz e tranquilo porque demonstra que temos respaldo junto à esfera estadual”, ressaltou Ribeiro.

O contingente já está nas ruas, realizando rondas e blitzen, proporcionando mais segurança e tranquilidade à população lapense, que já pôde observar um policiamento mais ostensivos nos bairros e no centro da cidade.

Representantes do Agronegócio se reúnem com deputado, secretário e governador para debater questões do Oeste da Bahia

busatossa

Em função das poucas chuvas que caíram no oeste da Bahia nos meses de outubro, novembro e dezembro, e do excesso de chuva em janeiro, seguido por 38 dias de seca em fevereiro, o resultado foi uma quebra de safra de 33% na cultura da soja e 39% na safra do milho, ocasionando redução no valor bruto de produção de aproximadamente R$ 2 bilhões.

Em reunião, as diretorias da AIBA (Associação dos Agricultores dos Irrigantes da Bahia), ABAPA (Associação Baiana dos Produtores de Algodão), Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães e Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras decidiram solicitar a decretação de Estado de Emergência para nove municípios do oeste da Bahia.

Junto ao deputado estadual Eduardo Salles, o presidente da AIBA, Júlio Busato, solicitou, em reunião na manhã desta quinta-feira (10), ajuda do governador em exercício, João Leão. Outros dois assuntos também foram abordados na audiência: ajuda para evitar que a nova norma da Corregedoria do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia) dificulte que os produtores tenham acesso a crédito nas instituições financeiras; marcar audiência com a presidente do IBAMA para efetuar o desembargo de milhares de hectares na região.

Ponto Cidadão é inaugurado, nesta sexta, em Bom Jesus da Lapa

pto cidadao

A espera acabou. Agora, a população de Bom Jesus da Lapa, distante quase 900 Km da capital, já conta com um ponto cidadão – local para emissão de documentos essenciais para o exercício da cidadania. A unidade será inaugurada nesta sexta-feira (11), pelo governador em exercício, João Leão, e pelo prefeito Eures Ribeiro.

Fruto de uma parceria entre os governos municipal e estadual, o ponto cidadão funcionará no prédio da prefeitura e terá capacidade para atender 200 pessoas por dia. O ambiente atende a todas as determinações técnicas impostas pela Secretaria Estadual de Administração (SAEB) e os funcionários foram treinados por técnicos vindos de Salvador.

A inauguração do Ponto Cidadão é uma antiga reivindicação dos lapenses, já que a cidade não é atendida pela rede SAC. Quem precisava tirar Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, antecedentes criminais, ou mesmo de informações sobre a previdência percorria pelo menos 100 quilômetros para ter acesso a tais documentos.

Produtores do Distrito Irrigado de Bom Jesus da Lapa podem ter flexibilização nas contas de energia

irrigado

Em função da seca, os produtores do Distrito de Irrigação de Bom Jesus da Lapa preveem dificuldades nos próximos 90 dias para pagar as contas de energia elétrica de suas propriedades rurais. Para tentar evitar o corte no fornecimento e, consequentemente, paralisação da produção agrícola, a categoria recorreu à Coelba para solicitar uma flexibilização do cronograma de pagamento.

A luta contou com o apoio do deputado estadual Eduardo Salles, que participou de audiência, nesta quarta-feira (9), com o gerente do Departamento de Relacionamento com Clientes Corporativos da concessionária, Paulo Medeiros, e com o superintendente da empresa, Emanuel Lôpo.

“Essa audiência foi um pedido do pré-candidato a vereador, Alan Miranda, e dos produtores dos Distrito de Irrigação. Houve uma seca que abortou a florada e causou prejuízos financeiros aos agricultores. Mas mesmo com essas dificuldades as contas atuais estão em dia. Queremos a flexibilização no pagamento das contas que vão vencer nos próximos 90 dias”, explicou Eduardo Salles.

Eures Ribeiro deixa o PV e vai para o PSD

filiacao

A sete meses das eleições municipais, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, mudou de partido. O gestor, que já exerceu mandatos de vereador, deputado estadual e prefeito pelo Partido Verde (PV), disputará o pleito de outubro próximo representando nova sigla: PSD (Partido Social Democrático).

Eures oficializou sua filiação à legenda em cerimônia realizada no último sábado (5), na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Bom Jesus da Lapa. O evento contou com a presença de correligionários, como o senador Otto Alencar.

Segundo Ribeiro, a mudança de partido teve motivações ideológicas, já que o PV rompeu com o governo Ruy Costa, enquanto Eures não esconde de ninguém o seu apoio ao governo do PT.

Prefeito de Bom Jesus da Lapa pede reforço policial para combater a criminalidade no município

ssp

Preocupado com a onda de violência que atinge Bom Jesus da Lapa, com frequentes ocorrências de assaltos e, mais recentemente, até de sequestro, o prefeito Eures Ribeiro foi a Salvador pedir ajuda ao Estado para combater a criminalidade na cidade. O gestor reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (29), com o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, na sede da SSP, onde solicitou mais agentes da polícia investigativa para atuar no município.

Ele acredita que o aumento do contingente refletirá em uma maior fiscalização e, consequentemente, trará mais segurança à população. “A segurança é uma atribuição do Estado, mas devida à nossa extensão territorial é complicado a SSP definir as prioridades. Afinal, são 417 municípios em toda Bahia. Por isso, é preciso que os prefeitos façam a sua parte, venham até aqui cobrar intervenção, pedir ajuda. É preciso unir forças, essa parceria do Governo do Estado e Município é importante para coibir a criminalidade”, disse Ribeiro.

Também participaram da reunião os deputados Eduardo Salles (estadual) e Sérgio Brito federal.

Prefeitura de Lapa restaura prédio centenário onde funcionará Biblioteca Municipal

casarão novo

O antigo prédio onde já funcionou a primeira Prefeitura de Bom Jesus da Lapa e também a delegacia da cidade está de “cara nova”. O imóvel datado de 1916, localizado nas imediações da Praça do Livro, no Centro da Cidade, foi totalmente restaurado pela atual gestão, que dará a ele uma importante utilidade: o local passará a abrigar a Biblioteca Municipal e Casa de Cultura – um espaço destinado à leitura e todos os tipos de arte.

Orçada em R$ 225 mil, as obras contemplam os serviços de restauração estrutural e pintura, com a conservação dos aspectos históricos e arquitetônico. Toda a parte elétrica e hidráulica foi trocada, para dar mais segurança aos visitantes.

De acordo com Danilo Almeida, consultor da obra, quando a empreiteira responsável pela reforma chegou ao local encontrou um imóvel totalmente abandonado. “Pegamos um local bastante degradado, com risco iminente de desabamento, pois a infiltração já havia atingido o teto e parte dele cedeu. Isso fez com que executássemos os trabalhos de forma mais lenta e cautelosa. Hoje, entregamos um local totalmente novo e seguro, com palco e salas que serão preenchidos de cultura”, disse.