Mundo

Cientistas atestam sofrimento de Jesus e revelam detalhes de sua morte

jesus

Os relatos sobre a morte e crucificação Jesus Cristo registradas na Bíblia sempre intrigaram a humanidade. Alguns estudiosos acreditam que a peça de linho conhecida como “santo sudário” ou “sudário de Turim” pode revelar detalhes de como isso ocorreu. Apesar das polêmicas que sempre envolveram o sudário, especialistas da Universidade de Brescia, na Itália, revelaram que podem apresentar detalhes do espancamento de Cristo antes de sua morte.

As descobertas ocorreram após uma equipe multidisciplinar realizar um estudo cefalométrico no tecido que teria envolvido Jesus após sua morte. Com base em fotografia e scans da peça, ficou comprovada uma luxação da articulação temporomandibular. Essa lesão teria sido provocada por golpes dados no rosto de Jesus. Existe paralelo claro com o que narram os Evangelhos.

Os cientistas afirmam que as pessoas que espancaram Jesus visaram principalmente em seu rosto na hora de golpeá-lo. Essa luxação mostra uma fratura no osso da mandíbula, cuja principal causa é a agressão física. O pano de 4,3 metros de comprimento está guardado em Turim e tem períodos de visitação controlados. Oficialmente, a Igreja católica não diz que o corpo de Cristo foi envolto nele ou que quaisquer milagres estavam envolvidos na criação da imagem. 

Falência da Abengoa reflete negativamente na economia do Oeste baiano

abengoa

A Abengoa – empresa que atua no setor de energia renovável e infraestrutura – cuja sede é na Espanha, mas com filiais no Brasil, onde mantém contratos com o governo federal, decretou falência e anunciou o encerramento das suas atividades no país, na última quarta-feira (25).

A notícia caiu como uma bomba entre os comerciantes de Bom Jesus da Lapa, no Oeste do Estado, onde a companhia, responsável pela construção da rede de transmissão de energia desde a cidade de Miracema, no Tocantins, até Sapeaçu, na Bahia, mantém um canteiro de obras. Isso porque entre os fornecedores da empresa estão postos de gasolina, restaurantes, locadoras de máquinas e veículos, lojas de materiais de construção e elétricos, oficinas, lojas de peças, entre outros. Caso se confirme o calote, empresas de médio e pequeno porte também deverão fechar as portas.

O encerramento das atividades da elétrica ainda vai refletir negativamente na economia lapense de outra forma: através do desemprego. Desde a sua implantação na cidade, a Abengoa gerou cerca de 700 postos de trabalho diretos e indiretos, mas já anunciou que haverá demissão em massa.

Estado Islâmico ameaça novo ataque à França e vídeo mostra Torre Eiffel caindo

ataque

Em um vídeo divulgado na internet, postado no último sábado (21), o grupo extremista Estado Islâmico voltou a ameaçar a Europa, especialmente a França. Segundo o conteúdo divulgado, eles se preparam para promover novos atentados, como os que ocorreram em 13 de novembro, em Paris, e custaram a vida de 130 pessoas, além de mais de 350 feridos.

O vídeo mostra uma cena em que a Torre Eiffel, um dos maiores símbolos franceses, aparece caída, segundo um grupo de monitoramento de ameaças terrorista intitulado Site.

Na gravação, aparecem ainda dois extremista do Estado Islâmico, aparentemente de origem francesa, na província síria de Alepo – um dos redutos do grupo – elogiando os ataques a Paris e incitando os muçulmanos da França e do mundo inteiro a praticar atos semelhantes.

Ataques terroristas em Paris deixam mais de cem mortos e dezenas de feridos

paris

Pelo menos 112 pessoas morreram na França. É o que contabilizam autoridades daquele país, após as explosões ocorridas próximo ao Stade de France, em Paris, na noite desta sexta (13), durante um jogo entre as seleções da França e Alemanha. No momento do atentado, ocorreram ainda três tiroteios simultâneos, entre eles um ataque à casa de show Bataclan. Dezenas de pessoas ficaram feridas em outros pontos da cidade, segundo a polícia parisiense.

O presidente francês, François Hollande, afirmou em declaração em rede nacional que o território francês está em estado de emergência e que as fronteiras serão fechadas.

O vice-prefeito de Paris, Patrick Krugman, afirmou que vários ataques aconteceram ao mesmo tempo. Ele disse que houve “entre seis e sete locais de ataques no centro de Paris e fora.

Pelo menos 12 pessoas morreram no naufrágio de uma barca que levava refugiados sírios à Grécia

barca

O naufrágio de uma barca com refugiados sírios que saíram da Turquia rumo à ilha grega de Lesbos provocou a morte de pelo menos 12 pessoas neste sábado (17). De acordo com informações do G1, a embarcação tinha partido de um ponto do município turco de Ayvacik, ao norte da ilha, mas, durante a madrugada, virou.

Alguns refugiados conseguiram entrar em contato com a Guarda Costeira turca, que conseguiu salvar 25 pessoas, além de recuperar os 12 corpos. Segundo ainda a publicação, as buscas na região continuam, já que testemunhos de sobreviventes apontam que, na barca, viajavam entre 48 e 52 pessoas.

A ilha grega de Lesbos, junto com as de Quios e Kos mais ao sul, é um dos destinos mais procurados pelos refugiados sírios que tentam chegar a um país da União Europeia para pedir asilo.

Terremoto no Chile resultou em pelo menos 10 mortos Tremor de terra foi sentido em cidades brasileiras

terremoto

O governo do Chile confirmou que o terremoto de 8,4 graus na escala Richter que atingiu o país na noite de ontem (17) provocou ao menos 10 mortes e a evacuação de um milhão de pessoas em toda a costa. O tremor de terra foi sentido em cidades da Argentina e do Brasil.

O ministro do Interior do Chile, Jorge Burgos, disse que foi convocada para hoje uma reunião de emergência do gabinete da presidente Michelle Bachelet. O encontro deve ocorrer em Coquimbo, onde foi registrado o epicentro do terremoto e considerada a zona mais atingida, com desmoronamentos e estradas obstruídas.

O alarme de tsunami que tinha sido declarado em toda a costa foi cancelado nesta manhã, com exceção das regiões de Coquimbo e Atacama. As autoridades chilenas e institutos norte-americanos de pesquisa, porém, ainda monitoram as atividades sísmicas no Oceano Pacífico.

Papa Francisco se desculpa por ser feminista e provoca risos

papa

O papa Francisco disse nesta quinta-feira (17) que é “um pouco feminista”, ao discursar para cerca de cinco mil jovens consagrados no Vaticano. “Perdoem-me se sou um pouco feminista, mas preciso agradecer o testemunho das mulheres consagradas”, disse o Papa, provocando um caloroso aplauso. “Mas não todas, hein? Algumas são um pouco histéricas”, completou, gerando mais risos na plateia.

“Quero agradecer o testemunho porque vocês têm essa vontade de caminhar na linha de frente, porque são mães, têm essa maternidade que as aproximam da Igreja”, disse. Também hoje, o Pontífice fez um apelo para que a sociedade “proteja” a dignidade das mulheres e evite que elas se exponham a situações indesejadas.

Facebook ganha botão ”não curti”, anuncia Mark Zuckerberg

face

A notícia que todo mundo esperava finalmente deixou o plano das ideias para se tornar realidade. Em anúncio feito nesta terça-feira (15), o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou o desenvolvimento do botão ‘não curti’.

Durante sessão de perguntas e respostas promovida dentro da própria empresa, Mark contou que o botão ‘não curti’ já era um plano da empresa anteriormente. Segundo ele, o sistema será desenvolvido muito por conta da pressão dos usuários, que sempre quiseram essa ferramenta.

“Eu acho que as pessoas têm perguntado sobre o botão ‘não curti’ por muitos anos. Hoje é um dia especial porque é o dia em que posso dizer que estamos trabalhando em seu desenvolvimento e vamos implementá-lo no Facebook”, afirmou Zuckerberg durante seu discurso.

Meninas de 11 anos são rifadas em “bingo sexual” no interior da Bahia

encruzilhada

Histórias de exploração sexual em regiões pobres do Brasil são mais comuns do que pensamos. O tema já rendeu um livro-reportagem, assinado pelo jornalista Gilberto Dimenstein, que denunciou situações ocorridas no Norte e Nordeste do país, envolvendo garotas menores.

Intitulada de “Meninas da Noite”, a obra foi publicada no início da década de 90. Mais de 20 anos depois, a prostituição infantil ainda é praticada em larga escala e esta é uma realidade que está muito mais próxima do que pudemos supor. No município de Encruzilhada, próximo a Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, por exemplo, casos protagonizados por garotas de apenas 11 anos foram denunciados.

O assunto ganhou notoriedade na imprensa internacional após matéria publicada pelo jornal britânico Daily Mail, que delatou a existência de uma espécie de “rifa sexual”. Segundo a reportagem, publicada na última terça-feira (15), referente a uma apuração feita em 2014, meninas seriam oferecidas como prêmios em sorteio de rifas e bingos em que homens compram bilhetes por pouco mais de R$ 30.

Naufrágio em ilha grega deixa 28 imigrantes mortos no mar Egeu

naufrágio

Uma embarcação com 100 pessoas naufragou, na madrugada deste domingo (13), na costa da Grécia, ao sul do mar Egeu. De acordo com as autoridades gregas, o número de mortos já chega a 28 pessoas, entre elas uma criança. Os refugiados se deslocavam a partir do leste da ilha grega de Farmakonisi, perto do litoral da Turquia. A Guarda-Costeira da Grécia iniciou uma operação de resgate e conseguiu recuperar 68 pessoas do mar. Outros 29 náufragos conseguiram chegar nadando à praia de Farmakonisi. Este é o terceiro naufrágio com mortos somente neste final de semana.

No sábado (12), quatro crianças e um adulto desapareceram após uma embarcação de plástico ter virado nas proximidades de Samos, também no litoral grego. As equipes de resgate não conseguiram encontrar os destroços. A Organização Internacional para as Migrações indicou que mais de 430 mil migrantes e refugiados cruzaram o Mediterrâneo com destino à Europa durante o ano de 2015. Também foram contabilizadas outras 2.748 pessoas que morreram ou desapareceram nesta tentativa. Deste total, cerca de 310 mil chegaram à Grécia, que ficou sobrecarregada.

 

Por Metro1