Política

Eures Ribeiro deixa o PV e vai para o PSD

filiacao

A sete meses das eleições municipais, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, mudou de partido. O gestor, que já exerceu mandatos de vereador, deputado estadual e prefeito pelo Partido Verde (PV), disputará o pleito de outubro próximo representando nova sigla: PSD (Partido Social Democrático).

Eures oficializou sua filiação à legenda em cerimônia realizada no último sábado (5), na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Bom Jesus da Lapa. O evento contou com a presença de correligionários, como o senador Otto Alencar.

Segundo Ribeiro, a mudança de partido teve motivações ideológicas, já que o PV rompeu com o governo Ruy Costa, enquanto Eures não esconde de ninguém o seu apoio ao governo do PT.

Servidores de Santa Rita estão com os salários atrasados há cinco meses

mendes

Os profissionais que prestam serviço ao município de Santa Rita de Cássia, no Oeste da Bahia, estão há cinco meses sem receber salários. A prefeitura, até o momento, não deu uma justificativa pelo atrasado de quase meio ano nos proventos de pais e mães de famílias que trabalham em áreas essenciais da administração municipal.

Segundo denúncias de populares que procuraram o nosso site, além do atraso de salário a servidores e fornecedores, o prefeito Joaquim Geraldo Mendes deixou a cidade abandonada. Em três anos de gestão, Mendes não realizou nenhuma grande obra na cidade. No último ano de mandato, tudo que ele tem a apresentar são oito quebra-molas.

“Essa gestão ficará conhecida como a mais desastrosa de toda história de Santa Rita. É vergonhoso para o município, mas ele já é visto como caloteiro”, avaliou Gedson Ramos, inconformado com a situação.

Liminar derruba votação que decidiria sobre cassação do prefeito de Serra do Ramalho

deoclides

O prefeito de Serra do Ramalho, Deoclides Magalhães (PPS), conseguiu obstruir a pauta de votação da Câmara Municipal, prevista para esta quinta-feira (21), quando os vereadores votariam o pedido de afastamento do gestor.

O ex-padre conseguiu derrubar a votação, por força de uma liminar, alegando que não houve tempo para se defender das acusações de improbidade administrativa que caem sobre ele. A decisão concede ao gestor o direito de se manifestar sobre o caso. Ele tem um prazo de dez dias para apresentar a defesa.

Segundo uma fonte do Oeste Acontece, mesmo com a suspensão da votação, a câmara dará continuidade ao processo, aguardando o prazo legal estabelecido pela justiça.

“Ele conseguiu ganhar tempo. Adiou a votação, mas não cancelou. Ele se esquivou para não ser notificado, mas agora vamos ficar monitorando isso e aguardar a tal defesa, para depois seguir normalmente com o processo de cassação, que é baseado na Lei de Responsabilidade Fiscal”, confidenciou a nossa fonte.

Vereadores de Serra do Ramalho votam, na quinta, pedido de afastamento do prefeito

série

Os vereadores de Serra do Ramalho, no Oeste da Bahia, farão mais uma tentativa de destituir o prefeito Deoclides Magalhães (PPS) do poder. Eles irão votar, na próxima quinta-feira (21), um processo de improbidade administrativa, que culmina com o pedido de afastamento do gestor. A petição é baseada na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Rejeitadas pela Câmara de Vereadores, as contas do ex-padre, referente ao exercício de 2013, foram aprovadas com ressalva pelo Tribunal de Contas do Município (TCM). A prestação aponta que o gestor gastou 61,5% da arrecadação do município com despesas de pessoal, quando o máximo permitido é de 54%.

Os parlamentares se apegam a isso para tentar conseguir o afastamento do líder religioso da prefeitura. No ano passado, os vereadores instauraram uma Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) contra o prefeito Deoclides, denunciando diversas irregularidades na gestão. Contudo, o prefeito conseguiu derrubar o pedido de cassação do seu mandado, por força de uma liminar.

Envolvido em denúncias na Lava Jato, Wagner não vai à Lavagem do Bonfim

jw

O ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, não compareceu à tradicional Lavagem do Bonfim – principal festa religiosa da capital baiana, mas que serve como termômetro de popularidade dos políticos e também palanque eleitoral em ano de campanha.

A ausência de Wagner, entretanto, já era esperada desde que o seu nome foi citado em uma denúncias sobre envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro com o empresário Léo Pinheiro, dona da OAS.

Para justificar a sua falta, o ministro usou o seu perfil no Twitter e disse que “sempre fez questão de participar dos festejos, mas, este ano, por conta de outros compromissos, infelizmente não pude comparecer”. No entanto, não poupou homenagens à festa “que tanto simboliza a alma e o jeito de ser do povo baiano”, como ele definiu.

Otto Alencar comemora início das obras de revitalização do Velho Chico

otto

Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, o senador Otto Alencar (PSD) anunciou nesta quarta-feira (13) que o Ministério da Integração Nacional dará início ao plano de revitalização do Rio São Francisco nos trechos entre a Bahia e Minas Gerais. Segundo o senador, a decisão foi confirmada pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes.

No total, recursos na ordem de R$ 600 milhões serão reservados no Orçamento da União deste ano para ajudar a revitalizar o rio. As duas emendas – R$ 300 milhões cada uma – foram sugeridas pelo senador baiano. Uma delas sairá da Comissão de Meio Ambiente do Senado (CMA), presidida por Otto, e a outra da bancada federal baiana.

Em audiência na CMA no final do ano passado, Otto defendeu que sem a revitalização não haverá água para a transposição e o rio será “apenas um caminho de areia em pouco tempo”. As obras previstas são para contenção da erosão nas nascentes e afluentes, dragagem da calha e plantação de matas ciliares.

Morre Anfrísio Vieira Lima, ex-deputado baiano

anfrisio

Morreu, aos 86 anos, o ex-deputado baiano Afrísio de Souza Vieira Lima, pai do deputado federal Lúcio Vieira Lima e do presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima. Seu Anfrísio lutava contra alguns problemas de saúde e estava internado em um hospital de Salvador quando veio a óbito.

O corpo do patriarca dos Vieira Lima será velado no Cemitério Campo Santo, na Federação. Às 15h30 será realizada uma missa de corpo presente, e o sepultamento está marcado para ocorrer logo após à celebração.

Natural de Remanso, o advogado, pecuarista e comunicólogo Afrísio Vieira Lima desenvolveu destacada careira política na Bahia, sendo eleito deputado, com mandatos estadual e federal.

José de Arimateia apresenta balanço de atividades parlamentares de 2015

arimateia

Com a proximidade do final do ano, o deputado estadual José de Arimateia (PRB), que está cumprindo o terceiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), apresenta à Casa e ao povo baiano um balanço referente às suas atividades no ano de 2015. Fizeram parte da atuação do deputado Sessões Especiais, Sessões Ordinárias, Audiências Públicas, Projetos de Lei, Emendas Parlamentares no Orçamento do Estado, Moções, Indicações, participação em eventos externos, além da criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Saúde.

Arimateia afirma que, com muita dedicação, foi possível concluir com êxito as atividades de 2015. “Este foi um ano de muito trabalho em benefício do meu querido povo da Bahia. Me sinto extremamente satisfeito e honrado pela possibilidade de atuar no Parlamento baiano pela terceira vez. Tenho o sentimento de dever cumprido, mas com a consciência de que 2015 foi apenas o pontapé inicial para mais uma jornada de luta por todas as causas que defendo em favor dos baianos. O trabalho continua e ainda temos muito a avançar”, entusiasmou-se o parlamentar.

Este ano, Arimateia passou a trabalhar em dois Colegiados. Foi eleito Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Relações do Trabalho, além de passar à Vice-presidência da Comissão de Saúde e Saneamento da ALBA. Na de Defesa do Consumidor, o deputado realizou sete Audiências Públicas e sete reuniões ordinárias, abordando temas como “Dia Internacional do Consumidor”, “aumento da taxa de fornecimento de energia elétrica”, “isenção da cobrança de tarifa de água, após suspensão do abastecimento causada por rompimento de adutora”, “aumento da tarifa do ferry-boat”, “qualidade dos serviços de telefonia celular e planos de saúde”, “cobrança por estacionamento em shoppings centers”, “situação dos funcionários da Empresa Baiana de Alimentos (EBAL)” e “cobrança de multas por radares de trânsito na Bahia”.

Prefeito de Guanambi deixa PP e se filia ao PSD

gbi

O prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, vai trocar de legenda. Sua saída do PP e consecutivo ingresso no PSD deve ser oficializada neste sábado (5), durante visita do senador Otto Alencar, presidente estadual da sigla a qual o gestor fará parte.

Fernandes deixa o PP após romper com Nilo Coelho (PSDB), ex-prefeito de Guanambi, já que passou a apoiar o governo estadual, primeiro com Jacques Wagner, agora com Rui Costa, passando a atuar no lado diametralmente oposto aos tucanos.

Eduardo Cunha autoriza processo de impeachment contra Dilma

dilmacunha

Alegando um parecer técnico, sem qualquer motivação política, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, anunciou, nesta quarta-feira (2), que acatou o pedido de a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A decisão do peemedebista ocorreu no mesmo dia em que a bancada do PT na Câmara anunciou que vai votar pela continuidade do processo de cassação de Cunha no Conselho de Ética. Ao longo do dia, Cunha consultou aliados sobre a possibilidade de abrir o processo de afastamento da presidente da República.

o presidente da Câmara explicou que dos sete requerimentos que ainda estavam aguardando análise, ele deu andamento ao pedido formulado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior, entregue ao deputado no último dia 21 de outubro.