Polícia

Segurança Pública: Lapa ganha reforço policial

pm

O efetivo policial de Bom Jesus da Lapa foi reforçado com a chegada de 25 militares, que desembarcaram, nesta terça-feira (15), para se juntar ao policiamento já existente, a fim de combater a criminalidade na cidade. O reforço policial foi enviado pelo governo do Estado, em atendimento à solicitação do prefeito Eures Ribeiro, que se reuniu com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, no último dia 29 de fevereiro, em Salvador.

“Preocupado com o aumento da violência em nosso município, eu procurei pessoalmente o secretário Maurício Barbosa, que prontamente se comprometeu em nos ajudar, como já tem feito em outras ações que competem à sua pasta, a exemplo do Complexo Policial que inauguramos recentemente. Eu só não esperava que fosse tão rápido assim, enviando uma tropa 15 dias após o nosso encontro. Isso me deixa muito feliz e tranquilo porque demonstra que temos respaldo junto à esfera estadual”, ressaltou Ribeiro.

O contingente já está nas ruas, realizando rondas e blitzen, proporcionando mais segurança e tranquilidade à população lapense, que já pôde observar um policiamento mais ostensivos nos bairros e no centro da cidade.

Bandidos assaltam ônibus de romeiros que chegava a Bom Jesus da Lapa Os criminosos saquearam todos os passageiros, levando dinheiro, celulares e relógios

romeiro

Um ônibus de romeiro que chegava a Bom Jesus da Lapa na noite desta quinta-feira (10) foi interceptado por um grupo de ladrões. Segundo informações de testemunhas, três homens armados obrigaram o motorista da lotação a parar e invadiram o veículo para saquear os passageiros.

Os bandidos levaram dinheiro, aparelhos celulares, relógios e outros objetos de valores de todos os ocupantes do ônibus. O assalto ocorreu na Rua Cel. Avelino Bastos, no Centro da cidade, bem próximo à agência do Banco do Brasil, a poucos metros do Santuário.

Os visitantes ficaram assustados com a recepção nada calorosa em uma cidade de turismo religioso. Passageiros e motorista foram encaminhados à delegacia para fazer um boletim de ocorrência e tentar recuperar os pertences, mas até agora a polícia ainda não tem pista dos autores do crime.

Assaltante da agência dos Correios de Guanambi morre na delegacia

sub

Um dos envolvidos no assalto da agência dos Correios de Guanambi, David Oliveira Leite, 20 anos, morreu de mal súbito, horas após ser capturado pela polícia. Ele chegou a ser socorrido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel a Urgência (Samu-192) e foi encaminhado ao Hospital Regional, mas não resistiu.

David morava na no bairro Magalhães Neto, em Bom Jesus da Lapa, no Oeste baiano. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, onde passará pela necropsia.

Homens assaltam os Correios de Guanambi, mas PM recupera dinheiro e prende bandidos

gbi

Quatro homens fortemente armados invadiram a agência dos Correios de Guanambi, no Sudoeste baiano. A ação, que ocorreu no final da manhã desta quarta-feira (2), deixou moradores em polvorosa, já que a unidade fica em uma rua bastante movimentada do Centro da cidade.

Segundo informações, os assaltantes renderam os funcionários para roubar o dinheiro da agência. No entanto, não tiveram êxito na fuga. A Polícia foi acionada e logo chegou ao local do crime. Houve troca de tiros e um dos elementos foi baleado. Uma mulher que passava pelo local também ficou ferida. Dois bandidos foram presos e apenas um fugiu em uma motocicleta, mas se envolveu em um acidente em seguida.

O dinheiro roubado foi recuperado, mas a polícia não divulgou a quantia.

Suposto assaltante de banco é preso em Bom Jesus da Lapa

suspeito

Uma operação conjunta entre agentes do Draco, de Vitória da Conquista, e agentes da Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa resultou na prisão, nesta terça-feira (1), de Samuel Alves da Costa, de 33 anos, suspeito de integrar uma quadrilha que praticava assaltos a bancos em vários estados brasileiros.

O acusado estava escondido em uma localidade na zona rural de Bom Jesus da Lapa, no Oeste baiano, provavelmente arquitetando um novo assalto. Samuel tinha mandado de prisão em aberto, expedido em setembro deste ano, na Comarca de Formosa do Rio Preto, também na região Oeste da Bahia.

O suspeito foi conduzido à carceragem em Bom Jesus da Lapa, onde está à disposição da justiça. Além dele, outros integrantes da mesma quadrilha foram presos no Piauí.

 

Tia e sobrinho são presos em flagrantes com armas, dinheiro e objetos de procedência duvidosa

barreiras

Duas pessoas foram presas, em Barreiras, suspeitas de envolvimento com práticas ilícitas. A polícia chegou até Maria Aparecida dos Santos Fernandes, após abordar Lucas da Silva, 19 anos, que estava com mais de R$ 1.000,00 em espécie e não soube explicar a origem do dinheiro.

Nervoso, o jovem disse que o valor pertencia à suposta tia. Os PM’s foram até a casa da mulher para fazer uma acareação com rapaz, mas ela negou conhece-lo. Para surpresa dos agentes, na casa de Aparecida, no bairro Cascalheira, os policiais encontraram dois revólveres, munições, quarenta cartões magnéticos, celulares, cheques em branco e preenchidos, vários documentos de veículos, quase R$ 9.000,00 em dinheiro e outros objetos de procedência duvidosa.

Encaminhados para o Complexo Policial, os dois foram ouvidos. Lucas foi liberado em seguida, mas Maria Aparecida foi autuada em flagrante por porte de armas. No entanto, teve sua prisão relaxada, respondendo a processo em liberdade.

Rebelião em cadeia de Carinhanha deixa um preso ferido

cadeia

Pelo menos um detento ficou ferido durante a rebelião que ocorreu, no último final de semana, na cadeia pública de Carinhanha, no Oeste baiano. No motim, Aldair Ferreira da Costa, vulgo Acerola, perfurou um colega de cela, que não teve a identidade revelada.

O preso atingido foi encaminhado ao hospital Maria Pereira Costa (Dona Quinha) e posteriormente transferido para o Hospital Regional, em Guanambi. Não foi divulgado o estado de saúde do mesmo.

 

Foto: Ilustração

 

Lapa: Polícia prende traficante que mantinha “disque drogas”

traficante

Um homem de 40 anos foi preso em flagrante, comercializando drogas em Bom Jesus da Lapa, próximo a um posto de combustível, às margens de uma rodovia que corta a cidade. A prisão foi efetuada por agentes da Polícia Civil, na noite da última quinta-feira (26).

Com Paulo Roberto Francisco da Cruz, a polícia encontrou vários tipos de substâncias ilícitas. A polícia ainda averiguou que o sujeito possuía um “disque droga”, telefone através do qual os usuários encomendavam o produto e a quantidade.

O acusado foi conduzido à delegacia, onde permanece à disposição da justiça.  

CAESG disponibiliza números do Disk Denúncia para população do Sudoeste baiano

disk pol

No intuito de combater a criminalidade, através de uma ação participativa da comunidade, o Comando de Policiamento Especializado, a Polícia Militar da Bahia e a Companhia Independente de Policiamento Especializado lançam uma campanha para que os cidadãos contribuam com informações que possam ajudar nas investigações e na captura de criminosos.

Agora, a sociedade pode fazer denúncias e acionar a Cipe/Sudoeste através do telefone, por meio de ligações ou mensagem de texto, via whatsapp. Os denunciantes terão a identidade mantida em sigilo.

O telefone para contato é (77) 3424 – 6187/ 99947-4295.

Ibotirama: Ao fugir da polícia, motorista causa acidente na BR-242; três pessoas morreram

acidente

Três pessoas morreram e uma ficou ferida em um acidente envolvendo um veículo GM Celta e uma carreta Bitrem. A colisão foi registrada no último domingo (22), na BR-242, na Serra do Cipó, próximo ao município de Ibotirama, no Oeste baiano.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária, o condutor do celta teria se recusado a parar no posto de fiscalização da polícia e, ao fugir em alta velocidade, perdeu o controle do carro, batendo de frente com a carreta. As vítimas fatais eram todas ocupantes do celta e morreram no local.  No porta-malas do veículo foram encontradas várias embalagens com agrotóxicos.

O SAMU esteve no local, mas ao constatar os óbitos acionou a Polícia Técnica. Os corpos foram removidos para o IML. O condutor da carreta teve apenas ferimentos leves.