Filme sobre o Rio São Francisco será lançado em Bom Jesus da Lapa

5x

Bom Jesus da Lapa será palco para o lançamento do filme “Cinco vezes Chico – o velho e sua gente”, um longa-metragem que retrata histórias do Rio São Francisco e das comunidades ribeirinhas que povoam a sua margem.

Com o apoio da Prefeitura local, através da sua Superintendência de Cultura (Supercult), o documentário será exibido, em primeira mão, nesta sexta (22), às 19h, em cerimônia de lançamento na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

Na ocasião, estarão presentes o prefeito Eures Ribeiro e demais autoridades município, além de produtores, coprodutores, roteiristas, diretores e equipe que trabalharam na realização da obra.

“Nos colocamos à inteira disposição da equipe e demos o suporte necessário para a realização do lançamento aqui em nossa cidade, por entender que, deste modo, estamos incentivando a cultura. Além disso, nada mais justo que presentear o povo lapense com uma sessão de “cinema”, onde eles se veem na tela, pois há cenas do filme gravadas em nossa cidade, bem como depoimento da nossa gente”, ressaltou Ribeiro, convidando a população para o evento.

Sobre a obra:

O longa “Cinco vezes Chico – o velho e sua gente” é uma jornada afetiva pelas águas e pelas histórias das comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco, sob a ótica de cinco diretores de estilos cinematográficos bem marcantes. Para compor as imagens, eles navegaram o rio, acompanharam o seu curso, desde a nascente, em Minas Gerais, cortando a Bahia, correndo para Pernambuco, até sua foz entre Alagoas e Sergipe.

Para cada um dos cinco estados banhados pelo Velho Chico, um olhar diferente, cinco abordagens bem particulares formam um caleidoscópio de pessoas e expressões culturais, e pretende mostrar que, assim como o Velho Nilo, na África; e o Ganges, na Índia, o leito do São Francisco é um fato cultural que determinou a vida e os costumes de cerca de 16 milhões de brasileiros.

As cenas filadas em Bom Jesus da Lapa contam com a participação de nativos que vivem à beira do São Francisco e também de um artista local, o cantor e compositor Zeca Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>